“O ano de 2025 foi anunciado por alguns agentes como um ano promissor e de crescimento para o setor de M&A, em particular no âmbito do investimento imobiliário”, diz Neuza Pereira de Campos, sócia da SRS Legal. Contudo, ressalva a advogada, “o que tem sido divulgado e noticiado relativamente a este período inicial de 2025 é uma redução significativa de operações [..]. O que se aplica também ao mercado imobiliário”.
[...]
Neuza Pereira de Campos refere ainda que “o problema de redução de oferta e a crescente procura de outros fatores diferenciadores, para além da rentabilidade financeira, também podem justificar a descida”.
[...]
Nesta linha, a advogada da SRS Legal concorda que “o setor imobiliário continua a ter um peso muito relevante em operações desta natureza”. Pereira de Campos nota que nos últimos anos, “temos assistido sempre a uma nota mais pessimista e notícias de decréscimo no início do ano, que depois acabam por se reverter” e, nesse sentido, “ainda é possível que o mercado venha a recuperar, em particular graças a investimento estrangeiro que continua com apetite pelo investimento em Portugal”.
[...]
No que toca à SRS Legal, a sócia Neuza Pereira de Campos diz que “talvez se verifique um abrandamento da velocidade” que as operações desta natureza tendem a ter e do valor do investimento”, mas destaca que não foi sentida, para já, “uma redução do número de operações e,6 em geral, da atividade” no imobiliário.